Limpeza de index

Bom dia, sou novo no elastic e utilizo a versão instalada em um servidor linux, tenho a necessidade de liberar espaço em disco consumindo pelo elastic, os arquivos estão sendo gerados em /var/lib/elasticsearch/nodes/0/indices/

Como tentativa utilizei as informações desse link :

Porém apresentava alguns erros, hoje eu tenho 02 index , o principal é o que consome espaço em disco, gostaria de entender melhor o fluxo de limpeza do elastic (para liberar espaço em disco), no meu caso preciso manter dados dos últimos 6 meses, então gostaria de saber como funciona exatamente...se eu preciso criar um outro index para fazer a limpeza ? Se eu consigo aplicar a limpeza em um index existente e cheio de dados ?

Enfim, um norte de como é o fluxo e como fazer, meu muito obrigado !!

Oi Fernando,
Se você tem os dados todos em único índice, você não está usando a premissa do ILM e portanto configurar o ILM não vai adiantar. Você pode usar o delete_by_query definindo o critério de deleção na query. Muito cuidado ao executar o comando para não deletar seus dados.

Parece que você está usando time-series data e deveria estar armazenando seus dados em mais de um único index para ter uma melhor performance e mais flexibilidade. Se quiser compartilhar mais detalhes do seu caso de uso, eu posso te dar mais dicas.

Abraços.

Bom dia Pablo, muito obrigado pela resposta, a criação de índice foi outra equipe que fez, eu mesmo só instalei o Elastic, e realmente tem 2 índices (1 muito pequeno e o outro principal que consome grande espaço em disco), o timeseries o que seria ? Tem algum comando que posso rodar para trazer mais informações e postar aqui para você ter uma visão melhor de como posso proceder ?

Oi Fernando,